Quer trabalhar com dados, mas não sabe como começar?

Entender onde e como capturar dados é o primeiro passo para quem está começando a atuar nesta área.

Abaixo, há uma lista de 4 maneiras de acessar dados para criação de pautas ou análises:

Bancos de dados

Nesse link aqui, você encontra uma lista de bancos de dados para extrair informações: bit.ly/2JdNkG8

LAI

Outra opção é utilizar a Lei de Acesso à Informação (LAI). Em vigor desde 2012 no Brasil, essa lei permite que qualquer cidadão faça uma requisição para ter acesso a dados públicos em todas as esferas. Basta fazer um cadastro no sistema e abrir uma solicitação endereçada ao órgão competente: https://lnkd.in/enkeRDV

Web scraping

Também chamado de “raspagem”, é o processo de coleta de dados em páginas da web. É feito, geralmente, através de linguagem de programação ou ferramentas específicas que conseguem extrair dados, planilhas, imagens e tabelas de qualquer site.

APIs

Podem ser usadas de várias maneiras para obter dados de diversas plataformas. Uma das APIs mais usadas por jornalistas é a do Twitter: https://lnkd.in/euiwTcZ

Mas Google, Facebook e vários outros gigantes têm páginas voltadas para desenvolvedores onde as APIs são disponibilizadas.

Qual dessas técnicas você usa? E qual gostaria de aprender?

Eu uso técnicas de extração, análise e visualização de dados no jornalismo e no marketing digital. Mas a ciência de dados veio para ficar em todas as áreas, pois cada vez mais as pessoas e empresas produzem dados no dia a dia. A era do Big Data.

--

--