7 newsletters sobre Jornalismo & Dados (em português e inglês!)

Beatriz Farrugia
2 min readNov 11, 2020

Tem muita gente bacana e profissionais talentosos empenhados em aperfeiçoar o jornalismo de dados por aí, no Brasil e no mundo.

E também tem um punhado de gente (tão bacana quanto) interessado em conhecer mais sobre a ciência de dados, esse bicho que dizem ser a profissão do futuro.

Portanto, fiz uma lista simples das newsletters de jornalismo de dados que mais gosto de ler. Espero que ajude a inspirar outros curiosos como eu. E que essa lista se amplie cada vez mais, é claro.

Em português

  1. Escola de Dados

Apoiados pela Open Knowledge Brasil, tanto a newsletter quanto o site da Escola de Dados apresentam cursos e tutoriais sobre jornalismo de dados e transparência.

2. Don´t LAI to me

Essa newsletter é uma iniciativa do site Fiquem Sabendo e não trata diretamente sobre jornalismo de dados. O foco é a Lei de Acesso à Informação (LAI) e como repórteres podem utilizá-la como fonte para matérias.

O ponto, porém, é que a LAI frequentemente permite o acesso a informações granulares, números e relatórios que podem (e devem) servir de insumo para reportagens baseadas em dados.

Em inglês

3. Data Journalism

Promovidos pelo European Journalism Centre, a newsletter e o site Data Journalism oferecem tutoriais, ferramentas e treinamentos on-line gratuitos para jornalistas e estudantes.

4. Data is Plural Faz uma curadoria de reportagens baseadas em dados publicadas recentemente em vários países. Também tem indicações de bancos de dados e outros recursos.

5. Quantum of Sollazzo- by @puntofisso

Essa está no meu ❤. Com uma pitada de humor e ironia, a newsletter traz as melhores (e mais recentes) reportagens e visualizações de dados.

6. The Lowdown- by We All Count

Newsletter semanal com conteúdos que vão desde metodologia de pesquisa, matemática e estatística, design, interpretação de dados e ferramentas para análise e visualização.

7. Tools for Reporters

Essa newsletter é muito mais sobre ferramentas em geral(como o próprio nome diz) do que sobre data. Mas eu, particularmente, acredito que vários projetos de #ddj são excepcionais porque, muito mais do que uma boa análise de dados, foram utilizadas ferramentas incríveis. Aqui vai um link para as melhores ferramentas para jornalistas em 2019, de acordo com o site Tools for Reporters.

--

--