6 livros para entender (e começar a aprender) jornalismo de dados

Beatriz Farrugia
5 min readMay 4, 2021

Confesso que levei um tempo para entender o famigerado jornalismo de dado. Desde que me interessei pelo tema, em meados de 2018, passei a ler livros, fazer cursos de programação e participar de congressos que discutiam jornalismo de dados. Mas eu sempre saía frustrada e com a impressão de que não estava entendendo a fundo o que era jornalismo de dados: O jornalismo de dados envolvia gráficos? É contar histórias com números?

Hoje, sei que a resposta para essas dúvidas é sim e não.

Sim porque, em alguns casos, envolve gráficos, cálculos e números.

E não porque o jornalismo de dados é algo que vai muito além desses três elementos.

Há seis meses, quando ingressei em um mestrado em Jornalismo de Dados na Birmingham City University (BCU), passei a enxergar o jornalismo de dados como um ecossistema.

Aplico a palavra ecossistema propositalmente e estrategicamente, pois, do meu ponto de vista, o jornalismo de dados é uma área composta por um conjunto de técnicas e processos que interagem e, em maior ou menor grau, são dependentes.

Etapas do jornalismo de dados: coleta de dados, limpeza, análise, storytelling e visualização de dados.

Em cada uma das etapas, você usa uma ferramenta, técnica ou linguagem de programação diferente.

Por exemplo, para coleta de dados, você pode fazer uma raspagem (web scraping) em Python. Para limpar os dados, você pode usar o próprio Python, ou R, Excel, Google Sheets Open Refine… Para a visualização de dados, você pode precisar de HTML, CSS, JavaScript, ou de ferramentas como Flourish, Datawrapper, além de uma noção básica de programação de sites, design e usabilidade. Se estiver produzindo algo para televisão, rádio ou redes sociais, talvez você precise utilizar outros programas e ferramentas. Se quiser um narrativa interativa, mais outras. Não há limites e as possibilidades são infinitas.

Existem profissionais no mercado que fazem sozinhos todas essas etapas (eu me encaixo nesse grupo). Outros, especializam-se em apenas algumas delas. Por isso é tão difícil entender a fundo o que é jornalismo de dado e todas as suas aplicações.

Abaixo, vou deixar uma lista de 6 livros que me ajudaram no aprendizado desse ecossistema. Espero que ajudem você também nessa trajetória :)

1. The Data Journalism Handbook: Towards a Critical Data Practice, por Liliana Bounegru, Jonathan Gray (eds). Última edição lançada em 23 de março de 2021.

The Data Journalism Handbook: Towards a Critical Data Practice

Este livro oferece uma visão bem completa e 360º das principais aplicações do jornalismo de dados. Cada capítulo é assinado por um profissional e aborda um tema/case. Há exemplos de trabalhos desenvolvidos em diversos países, assim como apresentação de ferramentas e boas práticas.

A versão em PDF e gratuita está disponível neste link.

2. Data-Driven Storytelling, por Nathalie Henry Riche, Christophe Hurter, Nicholas Diakopoulos, and Sheelagh Carpendale (eds)

Data-Driven Storytelling

Esse livro tem o mesmo formato do The Data Journalism Handbook, com cada capítulo assinado por profissionais diferentes. Gosto dele porque discute não apenas a parte técnica de se fazer jornalismo de dados, mas também conceitos de storytelling.

Há um capítulo dedicado à explicação dos tipos de histórias “exploratórias” e “explanatórias”, outro que aborda a ética em contar história com dados, e outro com recomendações de design para a visualização de dados.

3. Data Journalism Heist: How to get in, get the data, and get the story out — and make sure nobody gets hurt, por Paul Bradshaw

Data Journalism Heist

Esse livro virou meu queridinho pelo simples fato de ensinar o básico do jornalismo de dados em 1 hora. O autor, Paul Bradshaw, que lidera o MA in Data Journalism da Birmingham City University, adota um texto bem-humorado ao longo das cerca de 40 páginas do e-book Data Journalism Heist e deixa claro que o principal propósito do livro é ensinar os primeiros passos para coletar dados e produzir uma notícia.

O e-book está disponível neste link.

4. Finding Stories in Spreadsheets. Recipes for interviewing data — and getting answers, por Paul Bradshaw

Este é um livro super curtinho, gostoso e fácil de ler. Explica de maneira simples como usar planilhas, entrevistar dados e extrair informações para reportagens.

As planilhas são suuuuper utilizadas no dia a dia do jornalismo de dados. Portanto, dominar funções, fórmulas e cálculos é um dos requisitos básicos para atuar na área. E costuma ser a etapa inicial de aprendizado.

O e-book está disponível neste link.

5. Scraping for Journalists, por Paul Bradshaw

Scraping for Journalists

Bom, agora chegamos em um nível mais avançado. Se você ler a lista de livros na ordem recomendada aqui, provavelmente estará melhor preparado para o web scraping.

Também chamada de raspagem de dados, está é a técnica de coleta de dados em ambientes abertos da web, como sites, repositórios e documentos. Dá para fazer raspagem de diversas maneiras: usando ferramentas já existentes, plug-ins em navegador, pelo Google Sheets ou aplicando programação.

O livro Scraping for Journalists começa ensinando as noções básicas de web scraping e termina compartilhando comandos e scripts de raspagem. Você vai se sentir com super-poderes..rs.

O e-book está disponível aqui.

6. The Functional Art, por Alberto Cairo

The Functional Art

O jornalista e professor Alberto Cairo é uma das maiores referências em visualização de dados. Nesse livro, ele ensina como criar visualizações de dados seguindo as melhores recomendações de design e boas práticas. Mas também faz uma provocação sobre criar peças belas para encantar a audiência.

--

--